Como escrever uma grande proposta de valor

05 ago Como escrever uma grande proposta de valor

Você consegue adivinhar uma maneira simples de converter visitantes em clientes? É através da sua proposta de valor!

Caso você não esteja familiarizado com uma proposta de valor, aqui está uma explicação: uma proposta de valor é uma frase que diz aos visitantes por que eles deveriam comprar de você e não de seus concorrentes.

Um bom exemplo disso é a proposta de valor do Shopify:

O Shopify é tudo que você precisa para vender em qualquer lugar.

Então, você está pronto para criar e testar sua proposta de valor?

Tudo o que você precisa fazer para começar é seguir as etapas abaixo:

 

Elementos da proposta de valor

Título

Descreva o benefício final que você está oferecendo ao cliente

Um subtítulo ou parágrafo

Explique detalhadamente o que você oferece, para quem e por quê

3 pontos de centrais (opcional)

Liste todos os benefícios e/ou recursos

Um elemento visual

Mostre um vídeo ou uma imagem para melhorar sua mensagem

 

O processo de criação de uma proposta de valor

 

1º passo – Identifique os benefícios para o cliente

Faça uma lista de todos os benefícios que seu produto oferece aos clientes

2º passo – Vincule benefícios à oferta de valor

Identifique o valor que seus produtos trazem ao cliente

3º passo – Seja diferente e posicione-se

Deixe claro sobre quem é seu cliente alvo, o que você oferece a eles e qual o seu diferencial

 

O que torna uma proposta de valor boa?

Clareza – ser de fácil entendimento

Comunica resultados específicos que o cliente receberá

Explica como é diferente e melhor

Pode ser lida e entendida em 5 segundos

 

Alguns exemplos:

 

InfusionSoft

Software de vendas e marketing para pequenas empresas.

Organize-se. Aumente as vendas. Economize tempo.

 

KISSmetrics

O KISSmetrics fornece os insights que você precisa para otimizar seu marketing.

 

SoundCloud

Ouça os sons do mundo.

Explore tendências de música e áudio.

 

Concentre-se no seu mercado alvo

Sua proposta de valor não deve agradar a todos e a qualquer pessoa.

Defina seu público-alvo.

Você não poderá agradar a todos, então não tente.

Tentar alcançar um público mais amplo com sua proposta de valor poderia ser um tiro pela culatra. Pode acabar por afastar as pessoas.

 

Pequenas coisas fazem uma grande diferença

Qual valor agregado você pode oferecer?

Pode parecer algo pequeno, mas pode fazer ou quebrar a decisão do cliente de comprar algo de você ou de um concorrente.

Se você oferece valor agregado, mostre-o.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Instalação gratuita
  • Frete grátis
  • Entrega no dia seguinte
  • Cancelar assinatura a qualquer momento
  • Garantia de devolução do dinheiro
  • Totalmente personalizável

Não espere até a página de “checkout” para informar aos clientes sobre seus benefícios.

Se você não colocá-los na sua página inicial, talvez eles nunca cheguem à sua página de conversão.

 

Como apresentar sua proposta de valor

Não há uma maneira perfeita de exibir sua proposta.

Não é como se houvesse um modelo com requisitos específicos.

Com isso dito, há certos componentes que você deve considerar ao criar essa exibição em seu site.

Comece com um título.

Seja breve e tente chamar a atenção do cliente.

Em seguida, crie um subtítulo. Será um pouco mais longo que o título, adicionando um pouco mais de informação, e deve ser específico.

Você também pode sugerir algumas frases que descrevam sua marca, produto ou serviços com mais detalhes.

 

É sempre útil incluir alguns pontos principais que descrevem alguns dos seus principais benefícios ou principais recursos.

Imagens funcionam bem também.

Os recursos visuais ajudam o cliente a entender exatamente o que você está oferecendo ou como o produto funciona.

 

 

Teste sua proposta de valor

Agora que você desenvolveu uma proposta de valor é hora de garantir que ela seja otimizada para maximizar as conversões.

O teste A/B é uma das melhores maneiras de fazer isso.

Certifique-se de testar apenas uma coisa de cada vez.

Se você alterar muito, não saberá qual aspecto do teste aumentou ou diminuiu as conversões.

 

Concentre-se na emoção do cliente

Desencadear uma emoção em sua proposta de valor pode provocar uma certa resposta de seus clientes.

No seu caso, obviamente, você deseja que essa resposta seja uma venda ou conversão.

Como você pode extrair certos sentimentos de seus clientes?

Pense nos objetivos e missão da sua empresa.

Sua proposta de valor deve retratar o que sua empresa representa.

 

Se sua empresa tem um slogan atrativo, isso é ótimo.

Mas o slogan não é a mesma coisa que uma proposta de valor.

Sua proposta de valor deve falar sobre a funcionalidade de sua marca, produtos ou serviços.

O que diferencia sua empresa da concorrência?

Sua proposta de valor não será atraente para todos. Não se preocupe, não precisa.

Concentre-se no seu mercado alvo.

Mencione qualquer valor acrescentado também, mesmo que seja algo pequeno como frete grátis, instalação gratuita ou garantia de devolução do dinheiro. Esse pode ser o fator decisivo que impulsiona a venda.

 

Recapitulando…

Aprenda a apresentar sua proposta de valor:

  • Título
  • Subtítulo
  • Descrição
  • Pontos centrais
  • Imagens

Depois de construir uma proposta de valor inicial, teste-a.

Eu recomendo usar o teste A/B e publicidade para encontrar a melhor opção para o seu layout.

O que a sua empresa representa? Use isso para gerar uma resposta emocional de seus clientes.

Se você seguir essas dicas, poderá criar uma proposta de valor altamente eficaz.

E, caso ainda tenha dúvidas, pode sempre nos fazer uma visita aqui na Falange!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.