Marketing de conteúdo e estratégia para redes sociais

10 jul Marketing de conteúdo e estratégia para redes sociais

Você já se perguntou o que torna uma marca tão interessante a ponto das pessoas falarem sobre ela e a compartilharem entre si?!

É aí que entra o marketing de conteúdo.

Primeiro você deve ter algo relevante para falar.

E, entenda, marketing nas redes sociais não é apenas sobre ter uma página no Facebook ou um perfil no Twitter.

As redes sociais são apenas o canal pelo qual a comunicação é estabelecida com o público.

No entanto, as pessoas só compartilham conteúdo que consideram relevante.

 

O que a estratégia de conteúdo tem a ver com isso?

O objetivo da estratégia de conteúdo é facilitar a entrega consistente de conteúdo de valor. O resultado final é que você atrairá e reterá a atenção do público-alvo que deseja atingir.

A preparação é importante porque as redes sociais são espaços muito ativos.

As pessoas são bombardeadas de informação a todo instante, portanto um dos grandes desafios é atrair e reter a atenção do público.

É necessário identificar o tipo de conteúdo e a melhor abordagem para despertar e manter a atenção das pessoas no seu discurso.

Seu concorrente não é a empresa do mesmo segmento que o seu. A concorrência é cada pessoa online, toda marca, igreja, pequeno negócio, toda grande companhia de tecnologia, políticos e celebridades que têm algo interessante a dizer.

É por isso que é tão importante ter um plano, uma estratégia de conteúdo, e o ideal é que este seja implementado antes de você aparecer em qualquer canal de mídia social.

 

“Como faço para desenvolver minha própria estratégia de conteúdo?”

Ao desenvolver sua própria estratégia de conteúdo, faça a si mesmo estas perguntas:

  • Por qual nicho eu quero ser conhecido? Exemplo: delivery.
  • Quais são os desafios dos meus clientes? Exemplo: engarrafamento, esquecimentos, atrasos na entrega, não recebimento de encomendas.
  • Que tipo de conteúdo eles consomem? Exemplo: artigos e vídeos.
  • Como posso criar conteúdo interessante, porém consistente, que atraia novos clientes e retenha os antigos? Exemplo: Crie um blog no seu site mostrando os benefícios do serviço de delivery via motoboy (apresentando texto e vídeo). Publique semanalmente.
  • Plano estabelecido e executado, que resultados de negócio eu espero alcançar? Exemplo: mais clientes e mais vendas.
  • Como vou saber se essa estratégia está funcionando? Exemplo: medindo periodicamente quantos novos clientes e quantas novas vendas foram realizadas desde a execução da estratégia de conteúdo.

 

“Preciso de uma estratégia de mídia social para fazer isso funcionar?”

De fato, você pode alcançar seus objetivos de negócio através de sua estratégia de conteúdo sem o marketing de mídia social. Por exemplo, os visitantes que usam termos de pesquisa de “cauda longa” (por exemplo, delivery motoboy ou delivery pronto-entrega) podem certamente encontrar seu conteúdo no Google.

No entanto, o marketing de mídia social pode ajudar você a distribuir seu conteúdo com muito mais rapidez e alcançar mais pessoas do que seu website. Mas sua estratégia social não precisa ser complicada. É simplesmente um plano que funcionará perfeitamente com sua estratégia de conteúdo para ajudar você a atingir as metas do seu negócio.

Para fazer isso, primeiro entenda como os consumidores se comportam online:

  • Eles se encontram em lugares diferentes (Instagram, Twitter, Facebook, Linkedin, YouTube);
  • Eles leem, compartilham e discutem diferentes conteúdos (blogs, vídeos, podcasts, músicas);
  • Eles avaliam marcas com base no conteúdo.
  • Eles estão conectados entre si e influenciam as decisões de compra um do outro.

Em outras palavras, as conversas online são o novo mercado.

 

A oportunidade de conversação

As organizações que entendem esse comportamento podem se comunicar diretamente com os consumidores e influenciar a percepção destes acerca de suas marcas. Veja o que você precisa fazer:

  • Pense, onde seus clientes estão online? Participe das mesmas comunidades.
  • Estabeleça uma campanha de escuta para descobrir quem está falando e o que está sendo dito.
  • Pense em como você se conectará com os “conversadores” mais influentes dentro dessas comunidades. Você precisa criar sua própria página no Facebook ou perfil do Linkedin? Ou você precisa comentar regularmente em blogs selecionados? Use esses canais para interagir com sua comunidade fazendo perguntas (pesquisas), participando e contribuindo nas conversas (comentários/fóruns de discussão) e compartilhando sua experiência (seu conteúdo).
  • Compartilhe o que está acontecendo em seu mundo off-line com sua comunidade online (fotos e vídeos).
  • Entre em contato com outros blogueiros.
  • Responda rapidamente a comentários e feedbacks em seu próprio blog e nas redes sociais.

O marketing de conteúdo é aprimorado pelas mídias sociais, mas também pode sobreviver sem ele. A mídia social, por outro lado, não seria popular sem conteúdo interessante, informativo ou humorístico.

Antes de entrar no espaço da mídia social, você precisa de um plano para descobrir como fornecer conteúdo interessante em uma base consistente, de modo a atrair e reter a atenção de seu público-alvo.

Essa é a sua estratégia de conteúdo.

Se ainda assim não conseguir identificar ou desenvolver sua própria estratégia de conteúdo para as mídias sociais, venha nos fazer uma visita!

A Falange sabe exatamente o que fazer!

 

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