Como criar conteúdo relevante para o seu público-alvo

19 jun Como criar conteúdo relevante para o seu público-alvo

Você cria conteúdo relevante para seu público-alvo?

E consegue mensurar o poder do seu discurso na conversão de leads (potenciais clientes)?

Esse é um desafio de profissionais e empresas que trabalham com Marketing Digital.

Por mais que muitos já saibam que conteúdos geram resultados, a conversão deles em clientes costuma ser uma incógnita em comum.

marketing de conteúdo é uma das mais eficientes estratégias de engajamento online, e consiste na criação de conteúdo que seja capaz de atrair e envolver os consumidores, criando um relacionamento mais emocional entre marca e cliente e aumentando seu tráfego e leads. Trata-se de um método que aumenta significativamente as vendas e gera mais receita para a empresa.

Para que esta estratégia de marketing funcione conforme o esperado é fundamental produzir um conteúdo que seja realmente relevante para seu público, gerando engajamento e conversão em vendas. Confira como fazer isso a seguir:

COMO CRIAR CONTEÚDO QUE CONVERTE?

1. PLANEJE

O primeiro passo para criar um conteúdo que resulte em conversões é o planejamento. Antes de começar a escrever, você precisa definir quais temas serão abordados no seu blog ou site e entender a relação entre esses assuntos e o serviço oferecido por sua empresa. A própria internet pode ajudar nessa etapa, uma vez que existem diversos sites que apontam os temas mais relevantes do momento e as buscas referentes a seu negócio.

2. DEFINA SEU PÚBLICO-ALVO

Após definir o tema principal do seu site, você deve identificar o perfil das pessoas que compõem seu público-alvo. Desse modo, você poderá entender para quem seu conteúdo é destinado e, assim, criar textos que atendam às expectativas, necessidades, anseios e dúvidas deste público.

3. OTIMIZE A EXPERIÊNCIA

Além de interessante e relevante, seu conteúdo deve ser de fácil entendimento e estar adequado ao momento e à sua audiência. Por isso, evite usar palavras e frases difíceis e preocupe-se em organizar seu conteúdo de forma estratégica, garantindo que o leitor encontre o que está procurando de maneira simples e intuitiva.

4. PROMOVA SEU CONTEÚDO

Um excelente conteúdo que se mantém escondido não traz os resultados esperados. Portanto, tenha o cuidado de compartilhar seus textos após a publicação. Aposte no Facebook, Twitter, LinkedIn e em qualquer outra rede social que seja relevante para seu público-alvo. Se possível, promova o conteúdo em campanhas de e-mail marketing e incentive seus clientes e contatos a passar seus textos adiante.

5. ACOMPANHE OS RESULTADOS

Verificar a performance do seu conteúdo é fundamental para saber se suas ações de marketing estão sendo realizadas corretamente e identificar aspectos em que é preciso melhorar. Por isso, sempre acompanhe as visitas que seu site recebe e quais são os textos mais lidos e procure por eventuais falhas e oportunidades. Além disso, esteja sempre atento a possíveis problemas técnicos que podem deixar seu site inacessível ou lento demais.

 

Por mais que pareça simples, cada dia mais as pessoas têm dificuldades em escrever um bom texto. E isso é compreensível, pois produzir um conteúdo de qualidade é difícil.

Ainda tem aqueles momentos em que você passa horas encarando a folha em branco por não saber por onde começar.

Uma boa solução para isso é fazer pesquisas online, acompanhar sites e blogs especialistas no assunto que você deseja abordar; você também pode identificar os “trending topics” do momento, isto é, tópicos mais falados relacionados a determinado assunto na atualidade.

Após a escolha do tema, a pesquisa pode ser centrada em palavras-chave do assunto que você escolheu para escrever.

Essas palavras-chave podem ser encontradas em ferramentas online gratuitas como o Keyword Planner e Ubersugest.

Existem outras muito boas também como o SEMRush, que é pago, mas vale o investimento, caso produzir conteúdo faça parte do seu trabalho.

 

Mesmo assim, caso não se sinta confiante para gerar conteúdo online, pode sempre contratar profissionais ou empresas especializadas em marketing digital, como é o caso da Falange.

Venha nos fazer uma visita!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.