Como construir um relacionamento duradouro com o seu cliente

12 jun Como construir um relacionamento duradouro com o seu cliente

Será que você dá aos seus clientes a mesma importância e consideração que dá ao amor da sua vida?

Se a sua resposta é não, temos o dever de informá-lo que sua estratégia tem que mudar já, pois é a existência da sua empresa que está em risco. Exagerado?! Pense outra vez!

Como manter seu cliente interessado?! Dr. Falange Love explica!

Listamos algumas dicas essenciais para que seu negócio não naufrague no mar de concorrentes à espreita, que esperam apenas um deslize para poder fisgar seu cliente.

 

1. Customize a comunicação 

Uma das bases para qualquer relacionamento ser bem sucedido é manter uma boa comunicação.

O cuidado, a forma de tratamento e a frequência na comunicação são elementos básicos para se estabelecer e manter um bom relacionamento com o cliente. Dessa forma, a comunicação com o seu cliente deve ser diária, clara e objetiva.

Devem ser evitadas, a todo custo, falhas ou ruídos na comunicação. Afinal, é através dela que tudo se resolve, as informações são passadas numa via de mão dupla e quaisquer outros desentendimentos são dissipados.

Ao utilizar o e-mail marketing, por exemplo, use as variáveis de e-mail, como nome, para garantir que seus clientes sintam que o e-mail recebido foi escrito para eles – e só para eles. Essa é uma forma simples, porém ideal para personalizar a comunicação.

 

2. Conheça seu cliente

Identifique o perfil do seu público-alvo e realize a comunicação na mesma linguagem utilizada pelo cliente.

Além disso, vale lembrar que, com base num nicho de mercado, entender as características e interesses dos clientes é essencial para a definição de estratégias e discursos de abordagem específicos e que façam sentido para cada cliente.

Use sabiamente os campos customizados da sua landing page, faça perguntas que o levem a conhecer melhor sua base – e use essa informação a seu favor.

 

3. Se faça sempre presente

Não precisa ser aniversário do cliente para você lembrar o quanto ele é importante, e não apenas para a existência do seu negócio.

Relacionamentos verdadeiros são construídos com base na rotina, portanto manter uma frequência na comunicação formal, através de e-mail, por exemplo, é importante para que você seja sempre lembrado pelo seu cliente.

Outra vertente de manter uma comunicação por e-mail é a geração de conteúdo de valor. Falar sobre conteúdos relevantes para o seu cliente ou assuntos relacionados a temas de interesse dele são sempre bem vistos.

 

4. Seu cliente é especial. Faça com que ele perceba seu próprio valor!

À medida que conhecemos melhor o cliente nos deparamos com detalhes que só quem tem um relacionamento de longo prazo sabe. Use esse conhecimento único a seu favor. De que forma?! Recompense o cliente pela confiança depositada em você por manter um relacionamento de longo prazo.

Se o cliente assina sua newsletter ou está cadastrado na sua base, certamente é um cliente que gosta da sua empresa e quer acompanhá-la de perto. Quando ele abre e clica em seus emails, está fazendo algo que, provavelmente, não faz para todo mundo. Ele se interessa pela sua empresa. Então porque não tratá-lo de forma especial?

Um desconto apenas para clientes que assinam seu feed ou uma lembrança de agradecimento por ele acompanhar você ou interagir com seus emails são detalhes que fazem toda a diferença na hora de fidelizar seu público e estreitar o relacionamento com seus clientes.

 

5. Mantenha a chama acesa!

Não há coração que resista a alguém realmente interessado em você e na sua satisfação.

Envie um e-mail perguntando como foi a compra, o que seu cliente achou do produto ou serviço – essa é também uma excelente forma de conseguir mais avaliações sobre o produto ou serviço prestado.

Interações são importantes porque mostram ao cliente que você se interessa e que está sempre presente, caso alguma coisa não saia como previsto.

Se houve alguma insatisfação com a compra ou o atendimento, por exemplo, ele provavelmente responderá seu e-mail, o que permitirá a você agir a tempo de reparar o problema e conquistar sua confiança de uma vez por todas.

Peça opinião para seu cliente, isso passa a mensagem de que você considera suas sugestões e reclamações, fazendo com que o mesmo se sinta valorizado.

 

Dicas simples, mas que fazem total diferença na duração e qualidade de um relacionamento.

E em tempos de relacionamentos líquidos e superficiais, quem não busca alguém em quem possa confiar e compartilhar todos os seus anseios, um relacionamento firme e duradouro?!

Está se sentindo desvalorizado pelo mercado atualmente? Procura a Falange! Nós sabemos exatamente como tratar nossos clientes.

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