10 formas simples de melhorar o engajamento no Instagram e fazer seu público amar você (e tudo isso sem ter que investir nem um centavo!)

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21 jun 10 formas simples de melhorar o engajamento no Instagram e fazer seu público amar você (e tudo isso sem ter que investir nem um centavo!)

Sabia que 85% das grandes marcas já investiram no Instagram, a rede social do momento?

Desde a sua aquisição pelo Facebook há cerca de quatro anos atrás, a rede passou de 80 milhões de contas para mais de 400 milhões de usuários ativos, que  diariamente publicam 800 milhões de imagens e dão 1,2 trilhão de likes.

Talvez o sucesso se deva ao fato de que o conteúdo visual é o rei das redes sociais, à cada dia surgem mais usuários que acessam as redes através de seus smartphones (lembre-se que o Instagram é uma rede essencialmente mobile) ou que cada vez temos menos tempo e procuramos  conteúdos mais rápidos e de consumo imediato.

De qualquer forma, há algo inegável: as imagens e os vídeos caem bem, geram interações e, claro: vendem. Isso é algo que o seu negócio não pode ignorar.

Mas, ao contrário do que muitos acreditam, marcar presença no Instagram não é suficiente, você tem que se destacar e fazer que o seu público se conecte com você, interaja com a sua marca, se sinta envolvido com ela e queira estar atualizado sobre as suas publicações.

E, para isso, há algo crucial: melhorar o engajamento no Instagram e definir o objetivo de aumentar constantemente o envolvimento com seus seguidores, porque por melhor que o seu produto ou serviço seja, sem seus clientes você não vão chegar muito longe.

É difícil melhorar o engajamento no Instagram? Um pouco, especialmente se você não sabe por onde começar. É impossível? De jeito nenhum, principalmente quando você terminar de ler estas 10 dicas para aumentar o compromisso e aumentar os seguidores no Instagram. Nós selecionamos para você com 10 dicas para lhe ajudar a potencializar a sua estratégia de marketing em social media.

Uma vez que você terminar de ler e comece a implementá-los, vai saber como tirar o máximo proveito de seus posts nesta plataforma e tudo isso sem ter que investir nem um centavo.

Então prepare-se para aprender como melhorar o engagement no Instagram com estas 10 dicas com o ‘selo 3B‘: bom, bonito e barato.

Quer conquistar seus seguidores no Instagram? Você só precisa ler este artigo, ter uma conta e investir um pouco de tempo e esforços. Vamos lá!

10 maneiras simples para melhorar o engajament no Instagram e fazer o seu público se apaixonar pela sua marca

Engagement é o envolvimento entre os consumidores e a sua marca e o grau em que os clientes interagem com ela.

Ele melhora através da conquista de fidelidade e motivação para que o seu público ame a sua marca, a defenda, compartilhe seus valores e se sintam parte dela ao se tornarem clientes e lhe recomendem para outros usuários.

Melhorar o engajamento no Instagam é uma coisa valiosíssima já que o sucesso do seu negócio depende dos usuários que retornam.

Vamos compartilhar 10 maneiras de aumentar o engagement dos seus seguidores no Instagram e fazer que o público simplesmente adore você.

engajamento no instagram

1. Tire um tempo para deixar o seu perfil do Instagram atraente

Criar uma conta no Instagram não é suficiente para melhorar o engajamento, mas ter um perfil acessível, completo e atraente é essencial para aumentar o compromisso dos seus seguidores.

Então, certifique-se de escolher uma boa foto de perfil e que esteja associada à sua marca – de fato, seu logotipo é uma boa opção e muitas das empresas mais populares no Instagram usam esta alternativa. Redija uma boa biografia explicando o que você faz e porque deveriam lhe seguir, complete o endereço web para que possam lhe encontrar e saber mais sobre os seus produtos e serviços. Tudo isso vai servir para aumentar o tráfego (por exemplo, para o seu blog ou para uma landing page). Mas, lembre-se de ser sempre original.

Por exemplo, @natgeo, a conta no Instagram da National Geographic, tem um perfil que presta atenção aos mínimos detalhes como você pode ver na imagem abaixo.  Isso talvez seja, assim como a qualidade de suas publicações, uma das razões pelas quais esta  seja a empresa com mais seguidores no Instagram com um total de 56,3 milhões, em comparação aos 5,1 milhões que tinha em 2014.

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Existem outras empresas como a Desigual ou GoPro que também têm um ótimo perfil:

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Dica extra: Com uma conta privada não dá pra fazer sucesso, verifique se o seu perfil é público para que os usuários possam ver suas mensagens, tags e se conectem com você antes de virarem seguidores.

2. Publique diariamente, e nos momentos adequados

Como você vai melhorar o engagement no Instagram se não publicar conteúdo que se conecte com o seu público?

Que o Instagram é a rede social das imagens, isso não é nenhum segredo, mas que a chave do sucesso é a periodicidade, isso sim vale a pena lembrar.

Publique com frequência, tenha uma presença ativa e, mais importante ainda: identifique o horário em que os seus seguidores estão mais ativos.

Sendo uma rede social especialmente mobile, os usuários muitas vezes se conectam fora do horário de trabalho e nos finais de semana.

E, embora cada caso seja diferente e o melhor seja analisar a atividade de seus seguidores especificamente, o fato é que este gráfico pode lhe dar uma melhor ideia de quando publicar:

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Dica extra: O Sucesso no Instagram também requer planejamento então crie uma estratégia de publicação nas redes sociais e monte um calendário de publicação para saber o que, como e quando você vai publicar no Instagram e não deixar nada nas mãos do azar.

3. Interaja com seus seguidores

Poucas ações são tão eficazes para melhorar o engajamento no Instagram do que interagir diretamente com seus seguidores.

Dirija-se à eles, torne as suas publicações pessoais, conheça as  preocupações de seu público e foque nelas, faça que participem nas suas postagens, pergunte, convide a comentar, crie conversas, comente… Se você investir em interagir, eles vão responder. E quando isso acontece, o engagement aumenta.

Por exemplo, a LovelyStreets, uma marca para os amantes de viagens, uma empresa criada por Mr. Wonderful, pede diretamente na sua bio no Instagram que os seus seguidores mostrem suas aventuras usando a hashtag própria criada pela  marca para a ocasião: #lugaresimperdibles. Assim, a marca retuíta o conteúdo de terceiros, cria interação e melhora o engagement.

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Dica extra: Mencione as pessoas nas suas publicações, está provado que isso não só aumenta a confiança e a fidelização dos clientes, mas também melhora o engajamento no Instagram.

4. E não se esqueça de apertar o play!

Ok, o Instagram é a rede social de imagens mais importante, mas … o que acontece com os vídeos?

Vários estudos indicam que publicar vídeos aumenta o vínculo emocional com os fãs, mas não só isso, de acordo com um estudo HighQ:

78% dos usuários consomem vídeos online todas as semanas e 55% faz isso todos os dias.

Se falamos de marcas que estão detonando no Instagram, não podemos deixar de falar da  RedBull, uma das empresas que depositam mais amor e energia na plataforma.

É também uma das que mais rapidamente se adapta às tendências, e, neste caso, das 6 últimas publicações, 3 são vídeos. Coincidência? Nos negócios, nada é por acaso!

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E pra fazer uma referência ao ponto anterior, de mencionar pessoas influentes para aumentar o engagement no Instagram, a RedBull  também é especialista nisso: neste vídeo que já tem mais de 264.000 reproduções, a marca etiqueta  Instagrammers influentes no setor que estão relacionados ao post para chegar à mais pessoas.

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Dica extra: Quando falamos de conteúdo visual, não é que vale tudo. Certifique-se de que tanto  suas fotografias como seus vídeos sejam de boa qualidade; isso vai aumentar a quantidade e também a qualidade de seus seguidores no Instagram.

5. Um Viva para as Call to Action

Então se você quiser um bom conselho para aumentar o engajamento com seus seguidores, utilize chamadas à ação eficientes e vai conseguir coisas inimagináveis.

Por onde começar? Neste artigo, vamos contar em detalhes como fazer isso. Mas se você prefere ir “direto ao ponto” você pode começar por nunca deixar as descrições das suas publicações em branco. Descreva as suas postagens para complementar o visual e diga ao seu público o que você quer que ele faça em cada post para melhorar os resultados.

Dica extra: Você quer que seus seguidores amem a sua marca? Há algo muito fácil você pode fazer: usar emoticons 8-): mrgreen :: ideia: já que está provado que as publicações com os tão famosos emojis apresentam uma maior participação do que as sem.

Por algum motivo o  Instagram é uma rede visual em todos os sentidos, não? ????

A famosa marca Dunkin Donuts, por exemplo, sempre decora suas publicações com emoticons divertidos para os seus mais de 888.000 seguidores (além de considerar o “fator atualidade” com excelência, aliás, como mostra este post publicado em plena febre Pokémon) .

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6. Não se esqueça dos concursos e das promoções

Todo mundo gosta dos concursos e promoções no Instagram. Eles são são a forma perfeita de aumentar o engagement e de inspirar os seus seguidores a compartilhar o seu conteúdo.

Convide-os a participar, crie boas razões para que eles queiram interagir, incentive com prêmios. O resultado, como você vai ver, é surpeendente; principalmente quando você criar boas campanhas!

Dica extra: Uma boa maneira de melhorar o engagement ao criar concursos e promoções é pedir aos seus usuários que façam o upload e compartilhem imagens usando seus produtos. Isso é muito poderoso, pois não só aumenta o compromisso, mas também gera confiança nos outros seguidores e aumenta as vendas.

E se você quiser ir um passo adiante, escolha as melhores imagens que os seus seguidores colocaram e compartilhe agradecendo e mencionando os usuários. Isso é o que a Rituals faz muito bem, que muitas vezes publica imagens dos clientes na sua conta e mostra pra todo mundo que as pessoas curtem usar os seus produtos.

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7. Hashtags power

O que seria nossa vida 3,0 sem as hashtags?

As Hashtags foram criadas para serem usadas, e além disso, funcionam muito, muito bem. Portanto, tome o tempo necessário para pesquisar quais funcionam melhor no seu setor e geram mais tráfego e use-as para aumentar o alcance das suas publicações.

Dica extra: Por que você não vai mais longe e cria uma ou várias hashtags exclusivas para os seus produtos ou para a sua marca, seja rotineiramente ou diretamente nas suas promoções? Dessa forma, você pode melhorar o engajamento no Instagram e aumentar o compromisso dos seus seguidores ao estimular que usem as suas hashtags nas suas publicações

A Starbucks é uma das empresas que adora fazer isso, e criou precisamente a hashtag #StarbucksOnIce para incentivar os clientes a enviarem uma imagem com este produto (você já reparou que também usa emoticons?);)

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8. Siga Influenciadores

Você sabia que seguir pessoas importantes da sua indústria e até mesmo seus próprios seguidores também pode lhe ajudar a se conectar melhor com seu público? Existem muitas ferramentas – gratuitas e pagas – tais como Social Rank ou Sprout Social que podem lhe ajudar a pesquisar quais são seus seguidores mais valiosos, os melhores ou os mais envolvidos com a sua marca.

Eles podem até mesmo ajudar a rastrear comentários sobre a sua marca, detectar hashtags com maior participação ou até mesmo monitorar as localizações do Instagram para que você encontre e se vincule com clientes que publicam a partir de uma localização próxima à da sua empresa.

Dica extra: Especificamente falando das localizações, uma boa opção para aumentar o engagement no Instagram, assim como a visibilidade é acrescentar a geolocalização nas suas mensagens. Isso ajudará os clientes potenciais que estão perto de você a encontrar o seu negócio, e é uma ferramenta muito poderosa, especialmente se você tem um pequeno negócio.

Só como detalhe, as publicações no Instagram com geotags obtêm 79% mais envolvimento.

Talvez essa seja uma razão pela qual a LATAM Airlines  sempre adiciona a localização nas suas publicações, dando informações aos  seguidores sobre lugares a visitar ou sites de tirar o fôlego pra você conhecer:

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9. Mostre seu coração de vez em quando

Todas as empresas querem obter interações, sejam likes, shares, comentários ou menções.

Mas, como em qualquer relacionamento, não vai funcionar se cada lado não fizer a sua parte, por isso, não se limite somente a fazer com que lhe sigam e que fiquem próximos a você: de vez em quando, “abra seu coração” e mostre seu afeto através de likes ou dando duplo clique nas imagens dos seguidores que você mais curta.

Dica extra: Por que não publicar suas imagens do Instagram nas outras redes sociais da sua empresa para que seus fãs no Facebook ou seus seguidores no Twitter também possam seguir você no Instagram?

Não faz sentido ser ativo na plataforma se ninguém ficar sabendo,  então use suas outras redes sociais como porta-vozes da sua conta no Instagram. Mostre que vale a pena investir alguns segundos em lhe acompanhar nesta plataforma e você não vai se arrepender.

10. E como sempre dizemos: meça para melhorar

Não poderíamos terminar de falar sobre como melhorar no Instagram sem mencionar uma das chaves do sucesso: medir, medir e medir.

Então, monitore constantemente a sua atividade e meça o sucesso das suas publicações, analise o crescimento e a perda de seguidores, veja o que funcionou melhor e quantas interações as mensagens tiveram, as percentagens de “Likes” ou comentários, shares e … tudo.

Existem ferramentas como a Iconosquare  que podem ajudar a manter o controle de todas as suas métricas de modo que será mais fácil ver todas as suas estatísticas e tomar decisões. Entre elas, dá pra saber em que dia da semana e à que horas é melhor publicar, de acordo com a repercussão das suas campanhas anteriores. Dê uma olhada no gráfico abaixo, você pode fazer o mesmo usando a opção gratuita, durante 7 dias.

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Dica extra: Se você quiser melhorar o engagement no Instagram, analise as suas publicações de maior repercussão e continue nessa linha.

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