Como as agências podem utilizar dados e inteligência para atrair mais clientes

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17 abr Como as agências podem utilizar dados e inteligência para atrair mais clientes

Não é novidade para ninguém que o mundo está cada vez mais competitivo. Para as marcas, o desafio de se posicionar, encantar o seu público, se diferenciar da concorrência e manter o cliente satisfeito não para de crescer. As agências têm um papel muito importante ao ajudar as marcas a superar esses desafios e se destacar no mercado.

Para poder traçar uma estratégia de sucesso, no entanto, é preciso ter dados e inteligência sobre o mercado, a marca do cliente e a concorrência. A pesquisa de mercado é uma excelente ferramenta estratégica para se obter as informações necessárias.

Mas, por mais que soubessem da importância das pesquisas de mercado para gerar informações que pudessem embasar suas ações, os profissionais de comunicação sempre tiveram uma dificuldade muito grande para usufruir dos benefícios da pesquisa de mercado.

Dois principais motivos dificultavam as realizações das pesquisas. Primeiramente, os prazos das pesquisas tradicionais não eram compatíveis com a velocidade que pauta o mercado publicitário. Além disso, os orçamentos normalmente eram muito elevados para convencer o cliente da necessidade de desembolsar aquela verba. Ou para que elas mesmas pudessem bancar um projeto de pesquisa.

Hoje, no entanto, com as soluções de pesquisa de mercado online, as barreiras foram superadas. É possível fazer uma pesquisa de mercado com custos extremamente acessíveis e receber os dados em poucos dias.

Os resultados de uma pesquisa de mercado podem ser usados em diversas situações. Antes de criar uma campanha, por exemplo, é preciso conhecer a fundo o público-alvo daquela marca. Uma pesquisa de comportamento do consumidor pode revelar como os clientes pesquisam e consomem produtos e quais fatores pesam na escolha de uma marca.

Além disso, é possível descobrir qual a imagem que os consumidores possuem de um produto ou serviço. Esse tipo de pesquisa fornece excelentes insights para a criação do conceito de uma campanha, pois aponta quais são os atributos mais fortes da marca, que podem ser reforçados, e os mais fracos, que precisam ser reforçados.

Há, ainda, uma situação muito importante em que a pesquisa de mercado pode ser um grande diferencial: a concorrência. Com prazos extremamente apertados, está ficando cada vez mais difícil se diferenciar em uma concorrência. Este é um momento fundamental para encantar os clientes.

A pesquisa de mercado online pode oferecer insights em poucos dias ou até mesmo horas para que seja possível entender os hábitos de consumo dos clientes ou o que eles pensam sobre a campanha atual, dentre várias outras possibilidades. Esses dados podem ser um diferencial para surpreender o cliente ou para gerar insights criativos.

Outros tipos de pesquisa de mercado são excelentes para uma agência. Mas como fazer uma pesquisa de mercado online? Para saber quais são as pesquisas mais apropriadas para a sua empresa e como desenvolve-las, minha dica é o ebook gratuito sobre pesquisa de mercado para agências. O material ensina tudo o que é preciso para ouvir os clientes e tomar decisões baseadas em dados, e não em achismos.

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